Restituição do Imposto de Renda: Receita libera nesta sexta (23) a consulta ao segundo lote

 É possível também ter acesso às informações de liberação de cada lote pelo aplicativo Meu Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto pago em excesso pelo contribuinte no ano anterior - Agência Brasil

A Receita Federal está liberando a partir desta sexta-feira (23) a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. De acordo com calendário divulgado, o segundo lote deve ser pago aos contribuintes no dia 30 de junho. Entretanto, a Receita ainda não divulgou quantos contribuintes serão beneficiados neste mês.

Para realizar a consulta ao lote de restituição acesse este link da Receita Federal. Lá será necessário adicionar seu CPF, data de nascimento e o ano referente à restituição do Imposto de Renda. Na sequência clique em "sou humano" e siga a operação clicando em "consultar".

Caso sua restituição esteja prevista para ser paga neste segundo lote, esta informação aparecerá para você na tela. Caso contrário, será informado que a sua declaração ainda está na base de dados da Receita Federal.

É possível também ter acesso às informações de liberação de cada lote pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto pago em excesso pelo contribuinte no ano anterior. Este cálculo feito pela Receita leva em conta os recebimentos e gastos dedutíveis do contribuinte no ano anterior.

Segundo a legislação, os contribuintes que possuem prioridade no recebimento da restituição são os idosos acima de 80 anos, seguido dos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e trabalhadores que vivem com maior parte da renda proveniente do magistério.

Entretanto, neste ano também estão dentre os prioritários aqueles contribuintes que enviaram a declaração até o dia 10 de maio, como também os que selecionaram a chave Pix como forma de recebimento da restituição e os que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida.

O pagamento das restituições, que começou no dia 31 de maio, está previsto para ocorrer em um total de cinco lotes, uma vez por mês. De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, o terceiro lote será pago no dia 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o quinto e último lote está previsto para ser pago em 29 de setembro de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena