Terra Indígena Yanomami completa um mês sem alertas de garimpo ilegal, diz PF

 Polícia Federal diz que pretende retomar territórios ocupados por garimpeiros remanescentes e efetuar prisões

Ação do Ibama destrói aeronave de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami - Divulgação/ Ibama

A Terra Indígena Yanomami está há mais de 30 dias sem alertas de garimpo ilegal, atividade que provocou uma crise humanitária no território. O último caso foi registrado no dia 6 de maio pelo sistema de monitoramento por satélite.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal (PF), órgão responsável pelo monitoramento. Segundo a PF, este é o maior período sem algum alertas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami desde agosto de 2020.

A baixa das atividades ilegais ocorre quatro meses após o governo federal deflagrar a operação Libertação, que mobiliza 700 integrantes de diferentes instituições governamentais, com o objetivo de por fim ao garimpo ilegal no território Yanomami.

Entre abril e abril e maio do ano passado, houve 538 alertas de garimpo ilegal na região. No mesmo período deste ano, os alertas caíram para 33.

Garimpeiros remanescentes serão presos, diz PF

A Polícia Federal informou que ainda há garimpeiros dentro da terra indígena. O próximo passo é retomar as áreas controladas por eles e efetuar prisões. Invasores que decidiram sair voluntariamente já tiveram a oportunidade de deixa a área protegida. 

Na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal provocou uma crise humanitária que, ignorada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), resultou na morte por causas evitáveis de pelo menos 570 crianças indígenas.

Após a intervenção do governo federal, foram abertas frentes de atendimento de saúde dentro do território. As vítimas sofriam com malária, verminoses, desnutrição e contaminação por mercúrio.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios