Terra Indígena Yanomami completa um mês sem alertas de garimpo ilegal, diz PF

 Polícia Federal diz que pretende retomar territórios ocupados por garimpeiros remanescentes e efetuar prisões

Ação do Ibama destrói aeronave de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami - Divulgação/ Ibama

A Terra Indígena Yanomami está há mais de 30 dias sem alertas de garimpo ilegal, atividade que provocou uma crise humanitária no território. O último caso foi registrado no dia 6 de maio pelo sistema de monitoramento por satélite.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal (PF), órgão responsável pelo monitoramento. Segundo a PF, este é o maior período sem algum alertas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami desde agosto de 2020.

A baixa das atividades ilegais ocorre quatro meses após o governo federal deflagrar a operação Libertação, que mobiliza 700 integrantes de diferentes instituições governamentais, com o objetivo de por fim ao garimpo ilegal no território Yanomami.

Entre abril e abril e maio do ano passado, houve 538 alertas de garimpo ilegal na região. No mesmo período deste ano, os alertas caíram para 33.

Garimpeiros remanescentes serão presos, diz PF

A Polícia Federal informou que ainda há garimpeiros dentro da terra indígena. O próximo passo é retomar as áreas controladas por eles e efetuar prisões. Invasores que decidiram sair voluntariamente já tiveram a oportunidade de deixa a área protegida. 

Na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal provocou uma crise humanitária que, ignorada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), resultou na morte por causas evitáveis de pelo menos 570 crianças indígenas.

Após a intervenção do governo federal, foram abertas frentes de atendimento de saúde dentro do território. As vítimas sofriam com malária, verminoses, desnutrição e contaminação por mercúrio.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena

Lula troca comando do Exército treze dias após ataques em Brasília