Prouni encerra as inscrições nesta sexta (30); saiba como fazer

 Para participar, o estudante deve ter realizado o Enem em 2021 ou 2022 e não pode ter feito a prova como treineiro

O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de julho. Os estudantes contemplados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição no Prouni entre os dias 4 e 14 de julho - Agência Brasil

Estudantes que pretendem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em uma universidade particular com bolsa integral ou parcial de 50% neste segundo semestre de 2023 devem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) até esta sexta-feira (30).

Para realizar a inscrição, o estudante deve acessar a aba do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no link "Inscreva-se". Para isso é necessário criar ou realizar login com a sua conta gov.br.

Durante o período de inscrição é possível realizar a consulta pelas bolsas disponíveis, fazendo a busca pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou ainda pelo município em que o estudante pretende cursar a graduação.

É importante salientar que para participar desta edição do Prouni o estudante deve ter realizado o Enem nos anos de 2021 ou 2022. Além disso, a pontuação média no exame deve ter sido de, no mínimo, 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a redação. O estudante não poderá concorrer às vagas se realizou o Enem como treineiro e nem se já tiver diploma de curso superior.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de julho e os estudantes contemplados terão entre os dias 4 e 14 de julho para realizarem a comprovação das informações prestadas no momento da inscrição no programa.

Já a segunda chamada poderá ser conferida no Portal Único no dia 24 de julho e estes estudantes deverão comprovar as informações entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Vale ressaltar que o processo de matrícula do estudante deve ser realizado diretamente na instituição em que o estudante garantiu a vaga.

Aqueles que não forem contemplados nas duas chamadas regulares podem solicitar participar da lista de espera, que estará aberta para inscrições nos dias 14 e 15 de agosto. A lista de espera, que destina as vagas ociosas aos interessados, será divulgada no dia 18 de agosto. Este processo também é todo feito por meio do Portal Único.

O cronograma completo pode ser acessado no link do Prouni no Portal Único, que é a plataforma governamental que reúne informações acerca do Prouni, mas também do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Prouni foi criado em 2004 com o objetivo de ofertar bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de universidades e faculdades privadas, sejam elas particulares ou comunitárias.

Concorrem às bolsas integrais os estudantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto as bolsas parciais de 50% do valor total do curso são disputadas por aqueles estudantes que possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou