STF nega recurso e Dallagnol segue com o mandato cassado

 Para o ministro Dias Toffoli, a decisão do TSE pela cassação do ex-procurado foi devidamente fundamentada


Ex-procurador continuará sendo ex-deputado após decisão do Supremo - Agência Brasil

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Podemos-PR) seguirá sem o mandato de deputado federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso apresentado pela defesa do ex-parlamentar e manteve a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato dele em maio.

Ao votarem a cassação, os ministros do TSE afirmaram que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma punição administrativa que poderia torná-lo inelegível. Na época ele respondia a sindicâncias e reclamações administrativas no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Em decisão assinada pelo ministro Dias Toffoli e publicada na última terça-feira (27), o Supremo destacou que a decisão do TSE foi unânime "em virtude de um conjunto de elementos que evidenciaram conduta abusiva, com vistas a burlar a aplicação da lei e a incidência da inelegibilidade, bem como o abuso do direito à renúncia do cargo".

No início deste mês, Toffoli já tinha negado pedido de liminar da defesa de Dallagnol. Com a decisão desta semana, ele determina que a análise do pedido de revisão da decisão do TSE avance no STF.

"Pelo que há no julgado proferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, não se verifica flagrante ilegalidade, abuso de poder ou teratologia. Pelo contrário, o julgado em questão mostra-se devidamente fundamentado, estando justificado o convencimento formado, em especial, em precedente do próprio Supremo Tribunal Federal", escreveu o ministro na decisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte