Cristiano Zanin tem indicação ao STF aprovada pelo Senado

 Em votação secreta, advogado contou com 58 votos a favor da indicação e 18 contrários

Zanin vai ocupar a cadeira do ex-ministro Ricardo Lewandowski

Depois de quase oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o nome de Cristiano Zanin foi aprovado pelo plenário da Casa, garantindo sua nomeação para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em votação secreta, Zanin contou com 58 votos a seu favor, contra 18 que se opuseram à indicação. Eram necessários ao menos 41 dos 81 senadores. Ele vai ocupar a cadeira do ex-ministro Ricardo Lewandowski.

Antes da votação em plenário, Cristiano Zanin já havia sido aprovado na CCJ com 21 votos a favor da indicação e 5 contrários.

Durante o período em que respondeu perguntas de parlamentares, o advogado disse que seu papel no STF "jamais será o de proteger um grupo político em detrimento de outro".

"Não tenho atividade político-partidária e de qualquer forma penso que o exercício da função de juiz da alta mais Corte do país demanda uma atuação imparcial e independente. Isso aliás é o que eu sempre defendi. E inclusive defendi nos tribunais e perante o comitê de direitos humanos da ONU. É assunto que sempre me preocupou, que sempre defendi e defenderei com mais vigor", pontuou.

A decisão agora será comunicada à Presidência da República.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série B: Avaí busca entrar no G4 contra o Londrina nesta tarde. CRB quer se manter no G4, visitando o Náutico. Vila enfrenta o Operário, querendo se afastar ainda mais do Z4. Coritiba quer se distanciar mais na liderança, contra o Confiança

Desespero em Gaza: população tenta se proteger após ultimato de Israel

Mais de 700 crianças palestinas morreram em ataques a Gaza, afirma porta-voz da Unicef

Série D: Atlético Cearense, Caxias, Campinense e Ferroviária saem na frente nas oitavas de final

Série D: pelas oitavas de final, dois empates e duas vitórias pelo placar mínimo marcaram as partidas de hoje. Próximo final de semana se decide quem vai às quartas.

Série D: mais quatro confrontos encerram as partidas de ida das oitavas de final

Controlada pelo centrão, Câmara atrasa e enfraquece propostas do governo para aumentar impostos sobre ricos

Políticos de Israel são hostilizados nas ruas e 56% da população quer afastamento de atual presidente

35 anos da Constituição Federal de 1988?

Série B: Avaí vence e entra no G4. CRB vence e se mantém no G4. Vila vence e se distancia do Z4. Coritiba só empata mas continua líder isolado