Desmatamento na região amazônica caiu em maio e no acumulado dos primeiros 5 meses de 2023

 Por outro lado, Cerrado teve aumento de 83% nos alertas de desmatamento em maio e 35% nos cinco primeiros meses somados

Desmatamento prossegue na Amazônia, mas taxa diminuiu em maio

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta quarta-feira (7) mostram queda de 10% nos avisos de desmatamento na região amazônica em maio, na comparação com o mesmo mês de 2022. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a diminuição é ainda mais expressiva: 31%. Por outro lado, houve aumento do desmatamento no Cerrado: 83% mais alertas em maio e 35% no acumulado de cinco meses.

Os números foram apresentados pelo Inpe junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com representantes de outros órgãos. É uma iniciativa inédita, já que antes as informações sobre os alertas eram divulgadas apenas pelo Inpe.

Os dados de maio seguem a tendência de abril, quando foi confirmada queda de 41% no desmatamento na região amazônica no acumulado do ano até ali, enquanto no Cerrado havia alta de 14,5%.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governo reforçou a fiscalização e aumentou o número de multas aplicadas. O valor somado já passa de R$ 2,2 bilhões desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro. O montante é 160% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Mais de 2,2 mil propriedades rurais foram embargadas.

Os dados levam em conta os alertas do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que identifica alterações na cobertura florestal em áreas de no mínimo 3 hectares (0,03 km²). O sistema não é considerado o dado oficial sobre deflorestamento, mas serve para alertar os focos do problema. Os números oficiais do desmatamento são divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série B: Avaí busca entrar no G4 contra o Londrina nesta tarde. CRB quer se manter no G4, visitando o Náutico. Vila enfrenta o Operário, querendo se afastar ainda mais do Z4. Coritiba quer se distanciar mais na liderança, contra o Confiança

Desespero em Gaza: população tenta se proteger após ultimato de Israel

Mais de 700 crianças palestinas morreram em ataques a Gaza, afirma porta-voz da Unicef

Série D: Atlético Cearense, Caxias, Campinense e Ferroviária saem na frente nas oitavas de final

Série D: pelas oitavas de final, dois empates e duas vitórias pelo placar mínimo marcaram as partidas de hoje. Próximo final de semana se decide quem vai às quartas.

Série D: mais quatro confrontos encerram as partidas de ida das oitavas de final

Controlada pelo centrão, Câmara atrasa e enfraquece propostas do governo para aumentar impostos sobre ricos

Políticos de Israel são hostilizados nas ruas e 56% da população quer afastamento de atual presidente

35 anos da Constituição Federal de 1988?

Série B: Avaí vence e entra no G4. CRB vence e se mantém no G4. Vila vence e se distancia do Z4. Coritiba só empata mas continua líder isolado