'Dossiê Bolsonaro': Levantamento mostra 60 potenciais crimes cometidos pelo ex-presidente

 Iniciativa espalhou ainda cartazes parodiando filmes famosos com Jair no papel de 'protagonista'

Cartazes espalhados por cidades do país - na foto, Belém - têm paródias de filmes famosos com Bolsonaro como "protagonista" - Projeto Capivara / Divulgação

Crimes contra a humanidade, genocídio, organização criminosa, prevaricação, corrupção e muito mais. A lista reúne supostos crimes que teriam sido cometidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o Dossiê Bolsonaro, site lançado pelo Projeto Capivara, que reúne advogados, pesquisadores, jornalistas e designers para investigar e expor ilegalidades cometidas pela extrema direita no Brasil. O objetivo é claro: mobilizar a população para cobrar por justiça.

Junto ao lançamento do site, o coletivo espalhou por muros de algumas cidades do Brasil uma série de cartazes (conhecidos como "lambes") com paródias de pôsteres de filmes famosos e históricos, como E o Vento Levou... (que virou "E o Crime Levou...), Curtindo a Vida Adoidado ("Curtindo o Crime Adoidado"), e Bonequinha de Luxo ("Criminho de Luxo"). Todos têm um QR Code que leva para o site do dossiê.

"Ele foi produzido com a finalidade de criar um registro sólido e duradouro da trajetória política de Bolsonaro com informações verificáveis a respeito de suas atitudes e discursos em temas fundamentais à população e à democracia brasileiras. Confiamos que a Justiça do país apurará com o devido rigor todas as dezenas de ocorrências aqui listadas", diz a página.

As denúncias foram separadas em quatro grupos: crimes de ódio; crimes na pandemia; crimes de corrupção e crimes eleitorais. São apresentadas categoria, pena prevista, status das investigações e links para confirmações das informações apresentadas.

Para os organizadores da iniciativa, as "condutas potencialmente ilícitas e criminosas praticadas pelo ex-presidente" deixam claras "não só a necessidade de torná-lo inelegível, mas de que seja investigado, julgado e punido". Vale lembrar que nesta quinta-feira (22) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início a julgamento que pode determinar a cassação do registro de candidatura de Bolsonaro nos próximos oito anos.

O Dossiê Bolsonaro apresenta ainda link para um abaixo-assinado para pressionar os ministros do TSE, que vão decidir sobre o futuro político do ex-presidente, bem como links para participação em grupos de WhatsApp organizados pela equipe que montou a ferramenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios