Sisu divulga resultado da primeira chamada, e Prouni abre as inscrições nesta terça-feira (22)

 Os candidatos não aprovados nesta etapa do Sisu podem participar da lista de espera

provas de enem
O período de matrícula é de 23 de fevereiro a 8 de março                    

O resultado da primeira chamada do processo seletivo do primeiro semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado até às 23h desta terça-feira (22).

A lista com os candidatos aprovados pode ser acessada por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161. 

O Sisu permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas.

Matrícula 

O período de matrícula é de 23 de fevereiro a 8 de março. O estudante deverá buscar a instituição de ensino na qual foi selecionado para verificar os trâmites da matrícula, como entrega de documentos, períodos e horários e demais procedimentos. 

O Ministério da Educação recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seus próprios editais. 

Lista de espera 

Mesmo quem não for selecionado nesta etapa poderá manifestar interesse por meio da lista de espera do Sisu entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março. As instituições vinculadas ao programa vão utilizar a listagem de maneira prioritária para preencher vagas que não forem ocupadas na chamada regular. 

Para se inscrever na lista de espera, basta acessar o sistema durante o período especificado e clicar no botão referente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. O resultado sai no dia 10 de março. A convocação será feita diretamente pelas instituições de ensino. 

Para mais informações sobre o Sisu, acesse: sisu.mec.gov.br

Prouni

Nesta terça-feira (22) também começa o período de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), que se encerra na próxima sexta-feira (25).

O candidato ao Prouni precisa, necessariamente, ter conseguido uma nota superior a 450 pontos desde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não ter zerado a nota da redação.  

Há também os critérios de renda para a distribuição de bolsa integral e parcial. Aqueles que têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo possuem direito à bolsa integral. Quando a renda familiar mensal per capita é entre 1,5 a 3 salários mínimos, o direito é à bolsa parcial.

Como fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição, basta entrar no site do programa, preencher o cadastro da página "gov.br" (se já possuir o cadastro, basta entrar com o CPF e senha). Depois, é necessário escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso e entre ampla concorrência ou vagas de cotas.

Até o dia 25, quando as inscrições serão encerradas, a nota de corte de cada curso pode variar, devido ao aumento ou diminuição de inscrições nos cursos. O Ministério da Educação recomenda que os estudantes monitorem a cada dia a nota de corte parcial, já que é possível mudar as opções de curso até o último dia das inscrições.

Resultado

O resultado da lista de pré-aprovados será divulgado em 2 de março. Os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, como a renda familiar per capita e conclusão de ensino médio em escola pública, por exemplo. Essa etapa de comprovação dos dados deve ser feita necessariamente na instituição de ensino onde o estudante foi aprovado, entre 3 e 14 de março.

Os estudantes não aprovados automaticamente concorrerão às vagas em uma segunda chamada. Caso, ainda assim, não sejam selecionados, os candidatos podem declarar interesse em participar da lista de espera, nos dias 4 e 5 de abril, pelo site do Prouni.

Como funciona o Prouni?

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares para estudantes que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou em escolas particulares com bolsa integral.  

O programa também é destinado a portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino na educação básica. Com exceção dos professores, aqueles que já obtiveram o diploma estão automaticamente desclassificados do processo.  

Também são reservadas bolsas para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígena, de acordo com a porcentagem que cada grupo representa na população estadual, com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira o calendário completo do processo de seleção do Prouni

Período de inscrição: 22 a 25 de fevereiro
1º chamada: 2 de março
Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril
Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril
Comprovação das informações dos aprovados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte