Lula tem 43% e continua com larga vantagem sobre Bolsonaro, que tem 26%, diz pesquisa Ipespe

 Resultado do levantamento coincide com pesquisas MDA e Ideia, que também foram divulgadas nos últimos dias

Ex-presidente Lula segue na liderança das pesquisas eleitorais de 2022           

Uma pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipespe, sob encomenda da XP Investimentos, nesta sexta-feira (25), mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém uma larga vantagem na liderança da corrida presidencial de 2022. 

Segundo o levantamento, Lula tem 43% das intenções de voto, contra 26% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Depois deles, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 7%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%. Incluído no estudo dada a possibilidade de voltar à disputa pelo Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apareceu com 1%

A senadora Simone Tebet (MDB), o deputado federal André Janones (Avante) e o empresário Felipe Dávila (Novo) também têm 1% cada um. O único candidato a não pontuar foi o senador Alessandro Vieira (Cidadania).

:: Lula tem 48% de votos válidos e pode vencer no 1º turno, mas Bolsonaro volta a crescer, diz CNT ::


O levantamento Ipespe, realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05015/2022.

Segundo turno

No cenário de segundo turno mais provável, Lula tem 54% das intenções de voto contra 32% do atual chefe do governo. Nenhum candidato supera Lula no segundo turno, de acordo com a pesquisa.


Intenções de voto no 2º turno da eleições presidenciais de 2022 / Reprodução

Distância permanece grande

A pesquisa mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro não teve uma alteração relevante em relação ao último levantamento divulgado pela mesma empresa. Há 15 dias, o petista tinha 18 pontos percentuais de vantagem. Agora, a distância é de 17 pontos. A distância é motivada por uma oscilação positiva de 1 ponto percentual para Bolsonaro.

Considerando a margem de erro, o cenário apresentado pelo Ipespe coincide com outras duas pesquisas divulgadas nos últimos dias. Nessa quinta-feira (24), a pesquisa Ideia/Exame mostrou Lula com 42% e Bolsonaro, 27%. Na pesquisa MDA/CNT divulgada na segunda-feira (21), Lula teve 42,2% e Bolsonaro, 28%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula