Libertadores 2022: Fluminense estreia hoje na Colômbia. Confira os confrontos da 2ª fase

 Fluminense aposta em boa fase para superar Millonarios e altitude de Bogotá 

Fluminense x Santa Fé

O Fluminense chega ao momento mais importante deste início de temporada: a briga por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O time do técnico Abel Braga visita o Millonarios, da Colômbia, nesta terça-feira, no estádio El Campín, às 21h30. O clube tricolor chegou às quartas de final na última edição do torneio e precisará superar, mais uma vez, a altitude de 2.552m de Bogotá para confirmar o favoritismo.

O time de Abel Braga teve oito jogos pelo Campeonato Carioca para entrar no ritmo da Libertadores e o desempenho agrada, principalmente na parte defensiva. Foram sete vitórias e uma derrota, com dois gols sofridos e 10 marcados, o que rendeu a liderança isolada da competição, com 21 pontos. O desempenho defensivo do Fluminense é o melhor do Campeonato Carioca e também é o melhor entre todos os times do Brasileirão em seus respectivos estaduais.

O Millonarios mudou a base do time para a disputa da Libertadores e vem fazendo um bom início de temporada sob o comando do técnico Alberto Gamero no Campeonato Colombiano, no qual está invicto há cinco jogos. O time de Bogotá é o terceiro colocado, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota em oito jogos, a apenas dois pontos do líder Tolima.

Na temporada passada, o tricolor carioca caiu no grupo dos colombianos Junior Barranquilla e Independiente Santa Fé. Os resultados fora de casa foram empate contra o Barranquilla e vitória sobre o Santa Fé (assim como ocorreu no Rio de Janeiro). O colombiano Jhon Arias irá se sentir em casa, já que até o ano passado atuava pelo Santa Fé, principal rival do Millonarios. O atleta vive bom momento e sonha com uma vaga na seleção colombiana. Outro nome conhecido na região é do atacante Gemán Cano, que foi artilheiro histórico do Independiente Medellín quando atuou no país.

Abel Braga teve dois treinos em Bogotá e deverá repetir as formações recentes do Campeonato Estadual. Com lesão na coxa, David Duarte não jogará nesta terça. Contra o Volta Redonda na última rodada, o Fluminense utilizou a maior parte do time reserva.

"É uma competição diferente, disputada de uma forma diferente, principalmente com arbitragem, em jogo fora de casa. Não tem grito, tem que jogar duro, encarar com seriedade total e absoluta. Esperamos terça-feira ter mais um bom resultado", afirmou Abel Braga antes do duelo.

O Millonarios tem como principal destaque da temporada o meia Daniel Ruíz, mas a força defensiva tem sido o grande trunfo da equipe. Em oito jogos, o clube colombiano sofreu apenas três gols na temporada, e a média ofensiva é de um gol por jogo. Entre os reforços, Álvaro Monteiro, goleiro da seleção colombiana, é destaque da equipe, assim como o meia Eduardo Sosa. Foram seis chegadas ao todo para reforçar o time, que também perdeu alguns jogadores importantes, como o artilheiro Fernando Uribe.

Assim como o Fluminense, o Millonarios também poupou seus titulares no último jogo, com exceção do goleiro. Espera-se que o descanso tenha servido para o ala Andrés Román e o meia David Macalister retornarem de lesão. A dúvida do time para o jogo fica por conta do lateral Omar Bertel, lesionado.

"É uma equipe que foi armada para brigar pela Libertadores, com jogadores muito importantes em seu elenco como Fred, Felipe Melo, Luiz Henrique, Willian (Bigode), o Cano e o Arias, que já estiveram aqui na Colômbia. Nesses tipos de jogos, quando pesa a altitude ou o calor, muitas vezes as equipes têm que saber aproveitar. Se para eles pesa, podemos colocar intensidade de jogo e ter um favorecimento nesta partida", afirmou o técnico Alberto Gamero.

A decisiva partida de volta acontecerá no dia 1º de março, terça-feira, às 21h30, e está marcada para o estádio São Januário. Quem avançar terá pela frente o vencedor da disputa entre Atlético Nacional e Olímpia na terceira fase da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
MILLONARIOS-COL X FLUMINENSE
MILLONARIOS - Álvaro Montero; Andrés Román, Andrés Llinás, Juan Pablo Bargas e Andrés Murillo; Stiven Vega, Larry Vásquez, Eduardo Sosa, David Mackalister Silva e Daniel Ruíz; Diego Herazo. Técnico: Alberto Gamero.
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (Manoel), Luccas Claro e Cristiano; André, Martinelli e Yago Felipe; Luiz Henrique, Cano e John Arias (William Bigode). Técnico: Abel Braga.
ÁRBITRO - Dario Herrera (ARG).
HORÁRIO - 21h30.
LOCAL - El Campín, em Bogotá (COL).

Demais confrontos da 2ª fase 

A 2ª fase inicia mais cedo, às 19h15, no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile, onde o Everton recebe a visita dos venezuelanos do Monagas. 

Às 21h30, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o estreante Plaza Colonia enfrenta os experientes bolivianos do The Strongest. 

Amanhã, é a vez do América Mineiro estrear na Libertadores. O confronto será contra o Guarani do Paraguai no Independência, em Belo Horizonte, às 19h15. No mesmo horário, no Hernando Siles, em La Paz, o Bolívar recebe os equatorianos do Universidad Católica. 

Às 21h30, no El Teniente, em Rancágua, no Chile, o Audax Italiano enfrenta os argentinos do Estudiantes de La Plata. No mesmo horário, no Banco Pichincha, em Guayaquil, o Barcelona recebe a visita do Universitário do Peru.

A última partida dos jogos de ida acontece na quinta-feira, às 21h30, no Defensores del Chaco, em Assunción, no Paraguai, entre Olimpia e Atlético Nacional, de Medellín-COL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro