Estaduais 2022: Maranhense inicia neste domingo e já tem jogo adiado devido a Covid-19. . Confira a matéria e o regulamento

 Guia do Maranhense 2022: dois turnos e jogos só de ida tornam fórmula mais decisiva

Campeonato Maranhense 2022

O Campeonato Maranhense começa nesse domingo (23) com a partida entre São José e Moto Club no Nhozinho Santos, em São Luís, às 15h30. A outra partida que aconteceria neste domingo entre Tuntum e Cordino no Rafael Seabra, em Tuntum, foi adiado por conta de 11 atletas do Tuntum estarem positivado para covid-19. 

competição tem um formato diferente em relação ao ano passado, com dois turnos. Os oito times são divididos em dois grupos. No primeiro turno, os times jogam entre si no mesmo grupo. No segundo turno, os times enfrentam os adversários do grupo oposto.

Os jogos são apenas de ida e os dois melhores de cada grupo, ao fim da primeira fase, avançam para a semifinal em ambos os turnos. Semifinal e final de turnos também em jogo único. Se o campeão do primeiro turno for diferente do campeão do segundo turno, a decisão do Estadual será em dois jogos de ida e volta.

Abaixo, um resumo dos times que jogam o Campeonato Maranhense este ano:

Grupo A


Pinheiro - Técnico: João Carlos Ângelo

O Búfalo da Baixada foi uma das primeiras equipes a iniciar a pré-temporada, ainda no final do mês de dezembro de 2021. A equipe conta atualmente com 22 jogadores e pela terceira temporada seguida terá João Carlos Ângelo como técnico. O PAC realizou alguns jogos amistosos com seleções municipais, afim de esboçar a equipe que vai iniciar o Maranhense. Nomes como Magrão, Petersno, Cleicione e Márcio Diogo são os destaques da equipe para atual temporada. O Pinheiro terminou o Maranhense do ano passado em terceiro lugar na primeira fase, e chegou até a fase semifinal, sendo eliminado pelo Sampaio Corrêa.


Iape - Técnico: Zé Augusto

Novidade no ano passado, o Canário da Ilha vem para a sua segunda temporada na elite do futebol maranhense. Ao comando do técnico Zé Augusto, a equipe busca repetir ou superar a campanha do ano passado, quando terminou em quarto lugar na primeira fase, mas foi eliminado na seguinte para o Juventude. A tendência é que a equipe deste ano aproveite alguns jogadores que participaram na campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Juventude Samas - Técnico: Paulo Muller


Em seu terceiro ano na elite do Maranhense, o Peixe Poraquê chega para esta temporada menos badalado em comparação com os dois últimos anos, quando vivia uma ascenção regional e nacional. Para este ano, o investimento é menor. A equipe conta atualmente com 18 jogdores, com a projeção de 25 nomes. O técnico é Paulo Mulle, que nunca treinou um time no Maranhão, mas tem em seu currículo trabalhos no Aparecida-GO, Tupi-RS, Rio Branco-AC, União-MS entre outros. No último Estadual, o Juvenutude terminou em quinto lugar.

Sampaio Corrêa - Técnico: João Brigatti 


Atual e maior campeão maranhense, a Bolívia Querida chega como ampla favorita para levantar mais uma vez a taça da competição. Afinal, o Tricolor tem o maior faturamento e investimento do futebol estadual. O clube manteve boa parte do elenco do ano passado, e fez algumas apostas no mercado. O técnico também continua o mesmo: João Brigatti.


Grupo B


Cordino - Técnico: Joãozinho Neri


O time de Barra do Corda está de volta a elite do futebol maranhense. O time não manteve o time do ano passado, mas o atacante Ulisses, maior nome da história do clube, e artilheiro três vezes do Estadual pelo próprio clube, está confirmado no time. O comando da equipe este ano é de Joãozinho Neri e entre os reforços que a equipe contratou está o atacante Juninho Bolt, que ano passado jogou o Estadual pelo Pinheiro. A equipe manda seus jogos no Leandrão.


Moto Club - Técnico: Carlos Ferro


O Moto Club chega para este Campeonato Maranhense com a missão de buscar o título. A última vez que conquistou o Estadual foi em 2018. De lá pra cá, a equipe chega às decisões, mas fica com o vice-campeonato. Para este ano, o técnico Carlos Ferro participou da montagem do time. A equipe mescla jogadores de 2021 e novidades que chegaram para este ano. A equipe principal deve ter jogadores como o goleiro João Paulo, os laterais Diego Renan e Esquerdinha, que estiveram ano passado no time, enquanto conta com as chegadas dos atacantes Rodrigão e Juninho Maranhense, e do meia Lineker.

São José - Técnico: Dejair Ferreira


O time de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, teve eleições no fim de ano passado e até a "casa ser arrumada" demorou um pouco. Isso fez com que o técnico e os jogadores demorassem a acertar com o time. Dejair Ferreira é o principal nome do time neste começo de trabalho. Ele treinou o Moto em 2020 e em 2021 fez trabalhos no futebol do Piauí como garantir o acesso à Série A do Estadual com o Cori-Sabbá. No São José, o técnico tem em sua maioria, jogadores jovens que buscam um espaço de destaque e pretendem ganhar a partir do Estadual.

Tuntum - Técnico: Danilo Brito


O caçula do Campeonato Maranhense subiu de divisão ano passado e segue com o planejamento iniciado em seu primeiro ano de história. O comando da equipe é de Danilo Brito. A equipe manteve jogadores como o volante Pedro Dias e o atacante Andrezinho, e buscou reforços como o volante Théo. O time tem recursos da cota da Copa do Brasil pra investir no time e reforçar ao longo do Estadual, o que torna o time um sério candidato a ganhar força e disputar classificação para fases avançadas na competição. O time manda seus jogos no Estádio Rafael Seabra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro