Ministra Damares é denunciada ao Ministério Público por prevaricação

 A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos está sendo denunciada por prevaricação

Ação foi motivada após nota emitida pelo Ministério,  em que se opõe ao passaporte vacinal e à obrigatoriedade de vacinação de crianças contra a covid-19
Ação foi motivada após nota emitida pelo Ministério, em que se opõe ao passaporte vacinal e à obrigatoriedade de vacinação de crianças contra a covid-19                                                   

A deputada Maria do Rosário (PT/RS), ex-ministra dos Direitos Humanos do governo de Dilma Rousseff e presidenta da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional, ingressou no Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta sexta-feira (28), pedindo a abertura de uma investigação para possíveis crimes cometidos pelos responsáveis pela Nota Técnica do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que se opõe ao passaporte vacinal e à obrigatoriedade de vacinação de crianças contra a covid-19.

Além da investigação sobre o documento emitido pelo ministério, o pedido ao MPF solicita a averiguação sobre os desvios de finalidade que vem sofrendo o Disque 100 - número para denúncias de violações dos direitos humanos. A ministra Damares Alves está sendo denunciada por prevaricação.

Ao lado da deputada federal Gleisi Hoffmann, com o apoio da bancada do Partido dos Trabalhadores, e em parceria com o Fórum Nacional dos Direitos da Crianças e do Adolescente, organizações da sociedade civil e parlamentares estaduais e municipais, a parlamentar argumenta, em seu pedido, que há violação ao Artigo 277 da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção sobre os Direitos da Criança/ONU da qual o Brasil é signatário.

A violação destas normas legais pode caracterizar improbidade administrativa de todos os signatários da nota e de responsável pelo ministério, Damares Alves, que endossou o documento. 

Conforme amplamente noticiado pela imprensa, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos produziu uma nota técnica em que se opõe ao passaporte vacinal e à obrigatoriedade de vacinação de crianças contra a covid. No entanto a exigência de passaporte, ao contrário do que se afirma, é parte de medida sanitária preventiva para o contágio com o coronavírus.

A nota ainda defende a não obrigatoriedade da vacina para crianças e que a decisão deve caber única e exclusivamente à família, o que afronta o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção dos Direitos da Criança e a Constituição Federal de 1988. Segundo o ECA: “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias".

A vacinação é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informação essa inclusive disponível no portal da pasta e como também na Organização Mundial da Saúde. A Convenção sobre os Direitos da Criança adotado pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989, e ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990, determina que os estados garantam os cuidados de saúde às crianças.

Segundo a representação ao MPF, a disponibilização do Canal Dique 100 para pessoas antivacina denunciarem a exigência de comprovante vacinal constitui uma evidência do uso indevido de um mecanismo público – espaço para a defesa de direitos de crianças e adolescentes – para boicotar medidas sanitárias em favor de sentimentos pessoais da ministra Damares.

O conjunto de ações configuraria a prática de prevaricação e o desvio de finalidade para qual o Disque 100 foi criado, que é a de proteção das crianças e adolescentes e outros grupos vulnerabilizados contra qualquer forma de violência.

A representação da deputada Maria do Rosário tem o apoio do ex-ministro dos Direitos Humanos do governo Lula, Mario Mamede, das frentes parlamentares em defesa da Criança e do Adolescente dos Estados do Ceará, Sergipe e do Distrito Federal, além de organizações nacionais e regionais de proteção dos direitos da Infância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata