Amazonense 2022: terminada a primeira rodada nesta tarde. Entenda o regulamento e concira os resultados e classificação

 Barezão 2022 terá a participação de 12 equipes e 4 serão rebaixadas 

O Campeonato Amazonense de Futebol de 2022 terá doze clubes, três clubes a mais comparado à edição anterior e quatro clubes a mais comparado à edição de 2020, por conta da ausência de rebaixamento nessas duas edições (que voltará a estar previsto nesta temporada, obrigando os clubes que ficarem entre 9º a 12º colocados na primeira fase a disputarem a Série B 2023), em decorrência das implicações financeiras acarretadas pela Pandemia de Covid-19 aos clubes amazonenses. A competição, além de apontar o campeão maior do futebol amazonense na temporada de 2022, servirá para indicar os representantes do estado na edição de 2023 da Copa do Brasil de 2023l, da Copa Verde 2023 e também do Campeonato Brasileiro Série D 2023.

Os doze clubes participantes jogarão em turno único, todos contra todos. Ao final, os oito melhores classificados se classificam para as fases finais, enquanto o restante dos clubes (9º ao 12º colocados) serão rebaixados para a Série B de 2023. 

Os oito clubes qualificados disputarão as fases finais, em forma eliminatória com jogos de ida e volta, respeitado o cruzamento olímpico (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º) cabendo o mando de campo da partida de volta (exceto no caso das semifinais, em que o mando de campo da partida de volta será do clube posicionado à esquerda da tabela do campeonato) e a vantagem de jogar por dois empates ou por empate no placar agregado ao clube melhor classificado na primeira fase da competição. O chaveamento até a final do campeonato foi definido pela Diretoria de Competições da FAF em comum acordo com os clubes.

O campeão e o vice, em regra, serão os representantes amazonenses na Copa do Brasil 2023, na Copa Verde de 2023 e na Série D de 2023, exceto, se o campeão for o Manaus, que já está na Série C. Nesse caso,  a vaga é para a equipe imediatamente sequencial na classificação. 

A competição iniciou nesta quarta-feira (26), com o Amazonas empatando em 1 a 1 com o Manauara no Carlos Zamith, em Manaus; o Princesa do Solimões vencendo o Iranduba por 1 a 0 no Gilbertão,  em Manacapuru; o São Raimundo sendo derrotado pelo Operário por 1 a 0 no estádio da Colina,  em Manaus; e o Manaus vencendo o clássico contra o Fast Clube por 1 a 0 na Arena da Amazônia, em Manaus . 

Hoje,  a rodada se completou com o Clipper vencendo o Penarol por 2 a 1 no Carlos Zamith e  o Nacional vencendo o JC por 2 a 0 na Arena da Amazônia. 

Com isso, a classificação fica assim:

1º) Nacional, 3pts, 1 vitória, 2 gols de saldo;
2º) Clipper, 3pts, 1 vitória, 1 gol de saldo, 2 gols marcados;
3º) Manaus, Operário e Princesa do Solimões, 3pts, 1 vitória, 1 gol de saldo, 1 gol marcado;
6°) Amazonas e Manauara, 1pt, 0 vitória, 0 gol de saldo, 1 gol marcado;
8º) Penarol, 0pt, 0 vitória, -1 gol de saldo, 1 gol marcado;
9º) Fast, Iranduba e São Raimundo, 0pt, 0 vitória, -1 gol de saldo, 0 gol marcado;
12º) JC, 0pt, 0 vitória, -2 gols de saldo. 

Verde = classificado para as quartas de final 
Vermelho = rebaixado para a Série B 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Tacla Duran acusa Moro e Dallagnol de corrupção, e denúncia vai ao STF; entenda o caso