Amazonense 2022: terminada a primeira rodada nesta tarde. Entenda o regulamento e concira os resultados e classificação

 Barezão 2022 terá a participação de 12 equipes e 4 serão rebaixadas 

O Campeonato Amazonense de Futebol de 2022 terá doze clubes, três clubes a mais comparado à edição anterior e quatro clubes a mais comparado à edição de 2020, por conta da ausência de rebaixamento nessas duas edições (que voltará a estar previsto nesta temporada, obrigando os clubes que ficarem entre 9º a 12º colocados na primeira fase a disputarem a Série B 2023), em decorrência das implicações financeiras acarretadas pela Pandemia de Covid-19 aos clubes amazonenses. A competição, além de apontar o campeão maior do futebol amazonense na temporada de 2022, servirá para indicar os representantes do estado na edição de 2023 da Copa do Brasil de 2023l, da Copa Verde 2023 e também do Campeonato Brasileiro Série D 2023.

Os doze clubes participantes jogarão em turno único, todos contra todos. Ao final, os oito melhores classificados se classificam para as fases finais, enquanto o restante dos clubes (9º ao 12º colocados) serão rebaixados para a Série B de 2023. 

Os oito clubes qualificados disputarão as fases finais, em forma eliminatória com jogos de ida e volta, respeitado o cruzamento olímpico (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º) cabendo o mando de campo da partida de volta (exceto no caso das semifinais, em que o mando de campo da partida de volta será do clube posicionado à esquerda da tabela do campeonato) e a vantagem de jogar por dois empates ou por empate no placar agregado ao clube melhor classificado na primeira fase da competição. O chaveamento até a final do campeonato foi definido pela Diretoria de Competições da FAF em comum acordo com os clubes.

O campeão e o vice, em regra, serão os representantes amazonenses na Copa do Brasil 2023, na Copa Verde de 2023 e na Série D de 2023, exceto, se o campeão for o Manaus, que já está na Série C. Nesse caso,  a vaga é para a equipe imediatamente sequencial na classificação. 

A competição iniciou nesta quarta-feira (26), com o Amazonas empatando em 1 a 1 com o Manauara no Carlos Zamith, em Manaus; o Princesa do Solimões vencendo o Iranduba por 1 a 0 no Gilbertão,  em Manacapuru; o São Raimundo sendo derrotado pelo Operário por 1 a 0 no estádio da Colina,  em Manaus; e o Manaus vencendo o clássico contra o Fast Clube por 1 a 0 na Arena da Amazônia, em Manaus . 

Hoje,  a rodada se completou com o Clipper vencendo o Penarol por 2 a 1 no Carlos Zamith e  o Nacional vencendo o JC por 2 a 0 na Arena da Amazônia. 

Com isso, a classificação fica assim:

1º) Nacional, 3pts, 1 vitória, 2 gols de saldo;
2º) Clipper, 3pts, 1 vitória, 1 gol de saldo, 2 gols marcados;
3º) Manaus, Operário e Princesa do Solimões, 3pts, 1 vitória, 1 gol de saldo, 1 gol marcado;
6°) Amazonas e Manauara, 1pt, 0 vitória, 0 gol de saldo, 1 gol marcado;
8º) Penarol, 0pt, 0 vitória, -1 gol de saldo, 1 gol marcado;
9º) Fast, Iranduba e São Raimundo, 0pt, 0 vitória, -1 gol de saldo, 0 gol marcado;
12º) JC, 0pt, 0 vitória, -2 gols de saldo. 

Verde = classificado para as quartas de final 
Vermelho = rebaixado para a Série B 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios