Lula segue na liderança e está perto de ganhar eleição no 1º turno, diz pesquisa Ipespe
Ex-presidente aparece com 44% das intenções de voto, um ponto abaixo da soma dos outros candidatos; leia a íntegra
O ex-presidente Lula (PT) pode ganhar a eleição presidencial de outubro no 1º turno. É o que aponta a segunda pesquisa do ano do Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada na manhã desta quinta-feira (27).
No principal cenário testado, o petista aparece com 44% das intenções de voto. Os outros candidatos, somados, têm 45%. Considerando a margem de erro (3,2 pontos percentuais para mais ou para menos), Lula poderia vencer sem a necessidade de um 2º turno.
Na sequência, aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) com 1%. Felipe D'Ávila (Novo) não pontuou.
Nenhum dos candidatos variou acima da margem de erro. O levantamento anterior do Ipespe foi publicado em 14 de janeiro. O instituto realiza pesquisas eleitorais quinzenalmente.
Em um cenário de 1º turno sem Moro na disputa, Bolsonaro oscila dois pontos percentuais para cima (26%), Ciro vai para 9% e Doria para 4%. Lula, com 44%, supera a soma das intenções de votos dos demais candidatos (43%). Ou seja, venceria, dentro da margem de erro, no 1º turno.
Nos cenários projetados de segundo turno, Lula vence todos os outros candidatos. No segundo turno mais provável, entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 54% das intenções de voto e o atual chefe do governo somente 30%
O levantamento, realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema Cati Ipespe. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.
Comentários
Postar um comentário