Plano Brasil sem Fome: como vai funcionar o novo programa do governo federal

 Objetivo é tirar o Brasil do mapa da fome até 2030, com redução da pobreza e da insegurança alimentar

Incentivo à agricultura familiar e a iniciativas da sociedade civil compõem o programa lançado por Lula

Fortalecimento do novo Bolsa Família, busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade e incentivo à capacitação profissional e inclusão produtiva: estas são algumas estratégias elencadas pelo governo federal no Plano Brasil Sem Fome. A expectativa é tirar o país do Mapa da Fome até 2030.

Mais de 80 ações e programas foram reunidos em uma articulação nacional para combater a insegurança alimentar e a carestia no Brasil. O projeto tem mais de 100 metas para garantir redução da pobreza, alimentação adequada e mobilização social.

Para levar alimentos às famílias, o Plano também vai atuar no reforço da produção, com incentivos para a agricultura familiar, fomento rural, formação de estoques e políticas para a agroecologia.

A ideia é incentivar também a mobilização em torno do combate à fome, com mais participação social e de movimentos populares. Governos estaduais e municipais também terão papel primordial.

Para identificar e monitorar a população afetada pela fome, a iniciativa vai usar dados do Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa/InSAN), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Protocolo Brasil Sem Fome. 

A produção de informações, relatórios, indicadores e resultados ficará a cargo de um comitê gestor, com controle social garantido pela participação do Conselho Nacional de Saúde (Consea).

Já as articulações com estados, municípios, entes federativos e movimentos populares serão executadas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O planejamento prevê a realização caravanas contra a fome e estratégias conjuntas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula