Plano Brasil sem Fome: como vai funcionar o novo programa do governo federal

 Objetivo é tirar o Brasil do mapa da fome até 2030, com redução da pobreza e da insegurança alimentar

Incentivo à agricultura familiar e a iniciativas da sociedade civil compõem o programa lançado por Lula

Fortalecimento do novo Bolsa Família, busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade e incentivo à capacitação profissional e inclusão produtiva: estas são algumas estratégias elencadas pelo governo federal no Plano Brasil Sem Fome. A expectativa é tirar o país do Mapa da Fome até 2030.

Mais de 80 ações e programas foram reunidos em uma articulação nacional para combater a insegurança alimentar e a carestia no Brasil. O projeto tem mais de 100 metas para garantir redução da pobreza, alimentação adequada e mobilização social.

Para levar alimentos às famílias, o Plano também vai atuar no reforço da produção, com incentivos para a agricultura familiar, fomento rural, formação de estoques e políticas para a agroecologia.

A ideia é incentivar também a mobilização em torno do combate à fome, com mais participação social e de movimentos populares. Governos estaduais e municipais também terão papel primordial.

Para identificar e monitorar a população afetada pela fome, a iniciativa vai usar dados do Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa/InSAN), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Protocolo Brasil Sem Fome. 

A produção de informações, relatórios, indicadores e resultados ficará a cargo de um comitê gestor, com controle social garantido pela participação do Conselho Nacional de Saúde (Consea).

Já as articulações com estados, municípios, entes federativos e movimentos populares serão executadas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O planejamento prevê a realização caravanas contra a fome e estratégias conjuntas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte