Presa após atos, bolsonarista confirma ajuda do Exército e diz que não tinha policiamento na Esplanada

 Apontada como 'espiã', Ana Priscila se diz de direita, patriota, cristã e que 'ama' e 'respeita' Bolsonaro

Ana Priscila foi presa no dia 10 de janeiro por participar e ajudar a organizar os atos de 8 de janeiro

A bolsonarista Ana Priscila Azevedo, presa há 8 meses, por participar e ajudar a organizar os atos do dia 8 de de janeiro, deu depoimento nesta quinta-feira (28), na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A depoente negou ter cometido crimes, mas confirmou que membros do Exército ajudaram os golpistas a fugirem e falou sobre a falta de policiamento na Esplanada no dia dos atos. 

Ana Priscila foi presa no dia 10 de janeiro, em Luziânia (GO), onde segundo ela estaria “levando patriotas”. Durante o interrogatório ela repetiu diversas teses bolsonaristas, como a cobrança por “urnas auditáveis” e os códigos fonte. Por ter diversos vídeos que comprovam sua participação nos atos ela vem sendo apontada como infiltrada, tanto que o requerimento para sua participação foi apresentado pela deputada Paula Belmonte (Cidadania). 

“Como eu vou ser infiltrada, se eu estou sendo investigada pelos meus atos desde 2019”, questionou a depoente, acrescentando: “Eu sou de direita, patriota e cristã convicta”.

A deputada Paula apresentou um vídeo antigo da depoente criticando o ex-presidente Bolsonaro para questionar se ela era infiltrada. Ana Priscila disse que o vídeo era de 2019, quando viu um vídeo do ex-presidente brasileiro elogiando o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, mas que depois passou a “amar e respeitar” Bolsonaro. 

Questionada pelo presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), sobre a participação de membros do Exército para a fuga de diversos golpistas na noite que sucedeu os atos, Ana Priscila disse que foram avisados que havia prisões pela manhã. “Eu recebi mensagens e todo mundo ficou sabendo desde a madrugada que pela manhã que se retirassem do local”, narrou a depoente, acrescentando que os golpistas foram avisados por membros do Exército, mas não soube citar nomes. 

Ana Priscila diz que foi presa por equívoco, pois foi até a Praça dos Três Poderes, mas não promoveu quebradeira. “O que eu vi no dia 8 foi uma polícia inerte. Que não fez absolutamente nada. Eu sou nascida e criada em Brasília, já participei de vários atos e nunca vi a praça dos três poderes desguarnecida”, ressaltou a depoente ao ser questionada sobre a atuação da Polícia Militar do DF. 

O deputado Fábio Félix (PSOL), questionou o versão de Ana Priscila de se colocar como “inocente”, apesar dos inúmeros áudios e vídeos. “Vocês poderiam se manifestar contra Lula ou contra quem quiser, mas vocês foram além. Vocês chamaram as manifestações de tomada do poder. E a senhora vocaliza isso nos áudios. A senhora fala em tomar refinarias”, indagou o deputado. 

Próximas reuniões 

05/10/2023 - Major Cláudio Mendes dos Santos (requerimento do deputado Fábio Félix)

09/10/2023 - Major José Eduardo Natale de Paula Pereira (requerimento dos deputados Pastor Daniel de Castro e Chico Vigilante).

19/10/2023 - Saulo Moura da Cunha (requerimento dos deputados Hermeto e Pastor Daniel de Castro)

26/10/2023 - Coronel Reginaldo Leitão (requerimento do deputado Pastor Daniel de Castro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira