TSE inicia nesta sexta (22) julgamento de recurso da defesa de Bolsonaro contra inelegibilidade

 Votação acontece no plenário virtual do Tribunal; votos dos ministros podem ser depositados até 28 de setembro

Defesa do ex-presidente alega que reunião com embaixadores ocorreu antes do início oficial do período eleitoral de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, nesta sexta-feira (22), o julgamento do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a inelegibilidade a que foi condenado. A votação acontece no plenário virtual do Tribunal, ou seja, os votos dos ministros são depositados em um sistema eletrônico e não há deliberações presenciais.

A inelegibilidade foi determinada em junho, por 5 votos a 2, e o recurso da defesa foi apresentado ao próprio TSE em agosto, após o Tribunal publicar o acórdão, ou seja, o resultado da decisão colegiada. Os ministros têm até o próximo dia 28 (quinta-feira), às 23h59, para depositar seus votos na análise do recurso. 

O capitão reformado foi condenado pelo TSE por abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação por usar usar a estrutura da Presidência da República e do cargo em reunião com embaixadores de países estrangeiros em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para questionar o sistema eletrônico de votação. 

A alegação da defesa de Bolsonaro é que a reunião aconteceu em data (18 de julho de 2022) anterior à abertura formal do processo eleitoral e, portanto, quando ele não era oficialmente candidato à reeleição que viria a perder para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os advogados pedem a conversão da pena em multa.

A decisão vigente do TSE impede que o ex-presidente se candidate nas eleições de 2024, 2026 e 2028. Em tese, ele estaria apto a concorrer em 2030, pois o prazo da inelegibilidade vence em 2 de outubro daquele ano – exatos 8 anos a contar do primeiro turno do pleito de 2022.

Caso o Tribunal Superior Eleitoral mantenha a condenação e a inelegibilidade, a defesa de Bolsonaro terá como alternativa uma apresentação de novo recurso, desta vez no Supremo Tribunal Federal (STF), o mesmo tribunal que o bolsonarismo escolheu como um de seus inimigos preferidos nos últimos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou