STJ determina 20% de vagas para negros em concursos da Polícia Civil do Distrito Federal

 Decisão alcança o edital de 2019 e 2020; Governo do DF e o Cebraspe também foram condenados a adotar tais medidas

Sede da Polícia Civil do Distrito Federal 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a reserva de 20% das vagas para negros em concursos públicos realizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para a Polícia Civil do DF (PCDF). A decisão foi tomada na última quarta-feira (13) e atendeu um recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Essa decisão alcança o edital nº 01, de 3 de dezembro de 2019, do concurso para o provimento de vagas no cargo de escrivão de polícia; e o edital nº 01, de 30 de junho de 2020, para cargo de agente da PCDF. O Governo do DF e o Cebraspe também foram condenados a adotar tais medidas sempre que realizarem e organizarem concursos públicos no âmbito da administração pública distrital, conforme prevê a Lei nº 12.990/2014.

A ministra Regina Helena Costa determinou que o Cebraspe deve cumprir o que está previsto na legislação (Lei nº 12.990/2014), no sentido de garantir que o percentual de 20% das vagas para pessoas negras seja previsto em todas as fases dos concursos e não apenas no momento da apuração do resultado final dos certames.

A Polícia Civil respondeu por meio da assessoria de imprensa que "respeita decisões judiciais e, sendo instada a executar eventual decisão, irá verificar as providências necessárias e adotá-las". O Brasil de Fato DF também entrou em contato com a Cebraspe, mas não obteve resposta. 

Histórico

O MPDFT entrou com ação civil pública na Justiça em novembro de 2021, requerendo a suspensão dos editais em razão do Cebraspe não considerar a condição especial dos candidatos autodeclarados negros durante a avaliação das provas discursivas.

O pedido do MPDFT foi aceito, mas dias depois a 3ª Vara da Fazenda Pública do DF revogou o ato anterior do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Diante da nova decisão, o MPDFT recorreu ao STJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata