Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

 Em 2022, a artista admitiu a 'reprodução do racismo estrutural', após ter dito que a acusação era mentirosa

Luísa Sonza tratou advogada como garçonete em evento na cidade de Fernando de Noronha - Foto: Reprodução/TV Globo

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato foi firmado em 16 de agosto deste ano e o valor da indenização não foi revelado. O processo corria em segredo de Justiça.

Em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (20), Isabel Macedo afirma que o processo foi importante para "demonstrar como que inclinações pessoais, ainda que inconscientes, afetam o julgamento do indivíduo sobre determinados grupos minoritários". Segundo Macedo, a resolução serviu "para o debate e para a reflexão acerca das diversas formas de racismo na nossa sociedade".

O caso aconteceu em 2018, em Fernando de Noronha. Em entrevista ao site Notícia Preta, Isabel Macedo lembrou o episódio. "Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento tinha vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: 'Pega um copo d’água pra mim?'. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou 'Você não trabalha aqui?'"

"A branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los, mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?", perguntou Macedo.

Quando foi acusada de racismo, Sonza negou. Porém, em 5 de outubro de 2022, Sonza usou suas redes sociais para se retratar. "Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor", afirmou a cantora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte