Pesquisa do Datafolha divulgada na sexta-feira (1) também mostra Guilherme Boulos (PSOL) em primeiro lugar na disputa

Só 13% votaria com certeza em um nome apoiado pelo ex-presidente, que está inelegível

68% dos eleitores da cidade de São Paulo afirmam que não votariam em um candidato indicado por Jair Bolsonaro. O dado é de pesquisa Datafolha que ouviu 1.092 eleitores na terça (29) e na quarta-feira (30) e que foi divulgada na sexta-feira (1). O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Se o ex-presidente aparece como uma má opção de cabo eleitoral, o presidente Lula da Silva tem situação diferente: apenas 37% dos entrevistados afirmaram que não votariam em um nome indicado pelo petista.

13% das pessoas ouvidas votariam com certeza no candidato apoiado por Bolsonaro; 23%, em um nome indicado por Lula.

O PT já formalizou apoio à candidatura de Guilherme Boulos, do PSOL, nas eleições municipais do ano que vem. Em 2020, o candidato chegou a ir ao segundo turno da disputa em São Paulo, mas perdeu para o então prefeito Bruno Covas (PSDB), que conseguiu a reeleição.

No levantamento do Datafolha, Boulos aparece com 32% das intenções de voto, caso a eleição fosse hoje. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aparece em segundo lugar, com 24%. Por enquanto, Nunes é o principal nome da direita na disputa pela capital paulista. O PL, partido de Bolsonaro, desistiu de lançar o deputado federal Ricardo Salles, e Nunes vem se aproximando de Bolsonaro e do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Apesar de ter sido ministro de Bolsonaro, Tarcísio conta com uma rejeição menor: 46% afirmam que não votariam em um candidato apoiado pelo governador. Já 15% dizem que escolheriam o nome apontado por Tarcísio.

A pesquisa também sondou as intenções de voto para dois outros nomes que não têm candidatura confirmada. A deputada federal Tábata Amaral (PSB) aparece com 11%, e o também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) tem 8% - os dois estão, portanto, empatados tecnicamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata