Consulta do 3° lote de restituição do Imposto de Renda está aberta; confira

 Mais de 5,6 milhões de contribuintes vão receber; valor total chega a R$ 7,5 bilhões

Consulta ao terceiro lote de restituição pode ser feita no site ou no aplicativo da Receita - Agência Brasil

A Receita Federal já abriu a consulta para o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) 2023. Mais de 5,6 milhões de pessoas vão receber a restituição no próximo dia 31 (segunda-feira). O valor total a ser pago pela Receita chega a R$ 7,5 bilhões.

A consulta pode ser feita no site oficial da Receita Federal. Além disso, os contribuintes também podem checar se serão contemplados com a restituição no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Os pagamentos vão ser feitos na conta cadastrada no preenchimento da declaração.  

Segundo a Receita, além dos contribuintes prioritários (pessoas com idades acima de 60 anos, com algum tipo de deficiência ou moléstia grave ou que tenham o magistério como maior fonte de renda), vão receber a restituição quase 3,9 milhões de pessoas sem prioridade legal, mas que usaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. 

O pagamento das restituições, que começou no dia 31 de maio, está previsto para ocorrer em um total de cinco lotes, uma vez por mês. De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, o quarto lote será pago em 31 de agosto e o quinto e último lote está previsto para ser pago em 29 de setembro de 2023.

Caso a pessoa não receba o valor na conta informada na declaração (o que pode acontecer, por exemplo, quando a conta é desativada), o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Quem não fizer o requerimento da restituição após um ano, deverá solicitar por meio do Portal e-CAC, acessar "Declarações e Demonstrativos" e, em seguida, clicar em "Meu Imposto de Renda". Depois, basta acessar "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro