Zelensky propõe a Lula reunião com presidentes da América Latina

 Presidente ucraniano diz esperar convite para visitar o Brasil; Itamaraty diz que ele é "bem-vindo" no país

Zelensky discursa para manifestantes em praça após chegar para a cúpula da Otan na Lituânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sugeriu a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcar uma reunião junto com os líderes dos países latino-americanos para que eles ouçam a mensagem da Ucrânia. Ao mesmo tempo, ele destacou que aceitaria o convite do presidente do Brasil para visitar o país.

"A América Latina é muito importante para mim, o Brasil e outros países também. Sim, eu gostaria [de viajar o Brasil]. Se eu receber um convite, eu irei", afirmou em entrevista ao Globo News. 

Zelensky também convidou o presidente brasileiro para atuar como líder regional e reunir outros chefes de Estado para ouvir as mensagens da Ucrânia.

"Se ele [Lula] conseguir reunir outros líderes da América Latina, todos nós podemos nos encontrar no Brasil ou em outro lugar. Isso também ajudará muito o mundo inteiro para que a paz chegue. E a Ucrânia será ouvida e apoiada pelo continente", disse.

O presidente da Ucrânia afirmou que espera que o Brasil possa contribuir para a solução do "acordo dos grãos" e o envio de ajuda humanitária séria ao país.

As declarações voltadas ao Brasil aparecem em meio à realização da cúpula Rússia-África, em São Petersburgo, que recebe delegações de 49 países e 17 chefes de Estado do continente africano. O evento é visto como uma forma do presidente Vladimir Putin angariar apoio do Sul Global em torno da segurança alimentar. Após se retirar do acordo de grãos, o líder russo prometeu exportar grãos gratuitamente a seis países africanos nos próximos meses. 

A relação entre Brasil e Ucrânia passou por estremecimentos com o incômodo do Zelensky com a posição neutra do governo Lula em relação à guerra da Ucrânia. No início de maio, Lula e Zelensky participaram da cúpula do G7, em Hiroshima, mas não conseguiram se reunir bilateralmente. Segundo o presidente brasileiro, Zelensky "não compareceu". 

Ao comentar as declarações de Zelensky sobre uma possível visita ao Brasil, o Itamaraty declarou nesta quinta-feira (27) que o presidente ucraniano é "bem-vindo" no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios

Baianão 2022: Em 'jogo de seis pontos', Vitória e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Barradão