MPT e Polícia Civil instauram inquérito para investigar explosões que mataram oito no Paraná
As vítimas estavam dentro de um túnel que liga os armazéns do silo no momento do acidente
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) instauraram um inquérito para analisar as causas das explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, uma cooperativa agroindustrial localizada em Palotina, no oeste do Paraná.
As explosões mataram oito pessoas - sete haitianos e um brasileiro - na tarde de quarta-feira (26), de acordo com as últimas atualizações do Corpo de Bombeiros. Uma pessoa ainda está desaparecida, segundo a Defesa Civil.
As vítimas estavam dentro de um túnel que liga os armazéns do silo no momento da explosão. "As vítimas estavam no subsolo, nesse túnel, e a estrutura veio abaixo por conta da explosão. Estamos trabalhando o mais rápido possível no resgate. É uma corrida contra o tempo", afirmou o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Grupamento dos Bombeiros.
"Provavelmente elas foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão e acabaram morrendo [...] Um dos corpos estava à frente do armazém, onde era realizado o serviço, e outra vítima estava atrás", afirmou.
O capitão ainda disse que a explosão pode ter sido causada pelo pó dos grãos que ficam acumulados nos galpões. "Esse é um ambiente confinado, extremamente perigoso. Existem partículas de pó em suspensão no ar e essas partículas são combustíveis. E qualquer fagulha pode gerar uma explosão. Então, essa explosão no armazém número 3 gerou explosão nos outros três próximos. Por isso, temos quatro armazéns com as estruturas colapsadas", explicou Lima.
A empresa ressaltou em nota que as causas ainda não foram identificadas. "No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas", declarou a C.Vale.
Por sua vez, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que a sua gestão enviaria recursos humanos para auxiliar nas buscas. "O Corpo de Bombeiros do Paraná está mobilizado para atender com rapidez as vítimas de uma explosão registrada no final desta tarde em Palotina. A orientação é que nossas equipes continuem atuando para garantir pronto atendimento. Um avião com profissionais será enviado hoje à região."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu perfil no Twitter para prestar solidariedade às vítimas. "Soube com tristeza da explosão em uma cooperativa de agroindustrial de Palotina, no Paraná, que deixou pelo menos oito mortos e vários feridos. Gostaria de manifestar meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário."
A cooperativa tem unidades no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai, sendo considerada a quinta maior cooperativa do agronegócio na região Sul do Brasil em vendas.
Comentários
Postar um comentário