Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

 Uma idosa de 61 anos está há quase um ano sem poder sair de casa em Itacaré, no sul da Bahia. A situação começou quando um vizinho do andar de baixo demoliu a escada de acesso para a casa dela, alegando ter sido construída de forma irregular. O caso já havia sido divulgado no mês de janeiro, mas o impasse segue na Justiça.
A filha de Eneide Bahia de Souza acessa a casa utilizando uma escada de alumínio, colocada no lugar da que foi demolida. Mas Eneide, por ser idosa, não pode fazer a mesma coisa. Ela conta que não saiu de casa nem para votar para prefeito, em 2020, e nem para tomar vacina contra a Covid-19.
A escada de alumínio fica entre uma janela e a casa de outra vizinha. A filha de Eneide, Tâmara Bahia, conta que todos os dias se arrisca descendo a escada para poder ir trabalhar.
O terreno onde ficava a escada é alvo de uma ação na Justiça. O pai da idosa, que é falecido e não teve o nome divulgado, e o vizinho, Sergio Luiz Alves Santiago, brigavam por um beco que dá acesso à casa do primeiro andar e à casa de baixo. Em 2019, Sergio Luiz ganhou uma ordem de reintegração de posse e, depois disso, ele mesmo demoliu a escada.
De acordo com a defesa do vizinho, o acesso ao sobrado era pela frente e a escada foi construída de forma irregular, aproveitando a ausência dele, que mora em Jequié, no sudoeste baiano, e que fica a cerca de 167 km de Itacaré.
Parentes da idosa prestaram queixa na delegacia e no Conselho Regional de Engenharia da Bahia após a demolição.
A Justiça também foi acionada e, logo depois da demolição, determinou a reconstrução da escada. No entanto, segundo a família, a decisão foi derrubada por uma liminar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série B: Avaí busca entrar no G4 contra o Londrina nesta tarde. CRB quer se manter no G4, visitando o Náutico. Vila enfrenta o Operário, querendo se afastar ainda mais do Z4. Coritiba quer se distanciar mais na liderança, contra o Confiança

Desespero em Gaza: população tenta se proteger após ultimato de Israel

Mais de 700 crianças palestinas morreram em ataques a Gaza, afirma porta-voz da Unicef

Série D: Atlético Cearense, Caxias, Campinense e Ferroviária saem na frente nas oitavas de final

Série D: pelas oitavas de final, dois empates e duas vitórias pelo placar mínimo marcaram as partidas de hoje. Próximo final de semana se decide quem vai às quartas.

Série D: mais quatro confrontos encerram as partidas de ida das oitavas de final

Controlada pelo centrão, Câmara atrasa e enfraquece propostas do governo para aumentar impostos sobre ricos

Políticos de Israel são hostilizados nas ruas e 56% da população quer afastamento de atual presidente

35 anos da Constituição Federal de 1988?

Série B: Avaí vence e entra no G4. CRB vence e se mantém no G4. Vila vence e se distancia do Z4. Coritiba só empata mas continua líder isolado