De 'O petróleo é nosso' ao pré-sal: relembre fatos que marcam os 70 anos da Petrobras

 Maior empresa do país completa 70 anos nesta terça-feira (3) com histórico de luta popular pela soberania energética

Petrobras faz aniversário em mais um momento de mudança em sua gestão

Maior empresa do Brasil, a Petrobras completa 70 anos nesta terça-feira (3). Criada em 1953 por pressão de um movimento popular, a estatal tem sua história entrelaçada com a luta de trabalhadores e pela soberania.

‘O Petróleo É Nosso’

A Petrobras é criada por lei sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. Naquela época, já havia um debate no país sobre como deveria ser realizada a exploração de petróleo por aqui. Em 1948, foi criada a entidade civil Centro de Estudos e Defesa do Petróleo.

Essa entidade patrocinou a campanha “O Petróleo É Nosso” em prol do monopólio estatal no setor. A campanha recebeu apoio do artista Emiliano Di Cavalcanti e do arquiteto Oscar Niemeyer. Em 1953, o movimento levou à fundação da Petrobras.

Sindicato e greve

Em 1957, surge o primeiro sindicato de petroleiros, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Petróleo (Stiep), na Bahia. Em 1960, eles realizam sua primeira greve, reivindicando a equiparação salarial dos trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, com a dos funcionários da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), no estado de São Paulo. A paralisação durou 15 dias.

Refinaria própria

Em 1961, a Petrobras inaugura sua primeira refinaria construída do zero: a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no estado do Rio de Janeiro.

Ditadura

Em 1964, o Brasil passa por um golpe militar. Sindicatos de petroleiros sofrem intervenção estatal e lideranças da categoria passam a ser perseguidas. O Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de repressão, chegou a ter uma divisão dentro da Petrobras.

Petróleo no mar

Os primeiros anos da Petrobras em busca de petróleo não foram animadores. Tentativas de exploração em campos terrestres não vingaram.

A empresa, então, volta-se para o mar. Constrói sua primeira plataforma, a P-1, com capacidade para operar em águas de até 30 metros de profundidade. Em 1969, ela descobre o primeiro campo de petróleo no mar de Sergipe, no campo de Guaricema. Em 1974, é descoberto petróleo na Bacia de Campo, entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Subsidiárias

Na mesma época, a Petrobras começa atuar em outros ramos da indústria do petróleo também visando reduzir a dependência do país do capital privado e estrangeiro. Em 1967, é criada a sua primeira subsidiária da Petrobras, a petroquímica Petroquisa. Em 1971, nasce a BR Distribuidora, subsidiária para distribuição de combustíveis país afora –privatizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Governo Collor

Em 1990, o então presidente Fernando Collor de Melo cria o Programa Nacional de Desestatização e tenta privatizar subsidiárias da Petrobras. Em 1991, petroleiros realizam uma greve de 24 horas.  

Federação Única

Em 1994, é criada a Federação Única dos Petroleiros (FUP), reunindo sindicatos dos petroleiros de todo o Brasil.

FHC e o fim do monopólio

Em 1995, ocorre a maior greve da história da Petrobras, contra o projeto de Emenda Constitucional enviado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso ao Congresso para acabar com o monopólio da empresa no setor de óleo e gás. A paralisação dura 32 dias, com mais de 90% de adesão da categoria. Apesar dela, em 1997, a quebra do monopólio é confirmada.

Petrobrax

Em 2000, ainda durante a gestão de FHC, a Petrobras anuncia uma mudança de nome: passaria a se chamar PetroBrax para reduzir sua associação com o Brasil. Anos antes, em 1994, a empresa já havia abandonado o acento agudo do nome Petrobrás sob justificativa de simplificar operações no mercado internacional. A mudança para PetroBrax teve grande repercussão negativa. A ideia é cancelada.

Lula e o Prominp

Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a Presidência. No mesmo ano, ele lança o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) sob o lema “tudo que pode ser feito no Brasil, tem que ser feito no Brasil”. O programa provoca um boom nos investimentos na indústria nacional de bens e serviços entre 2004 e 2014, sendo responsável pelo crescimento da indústria naval e offshore brasileira.

Descoberta do pré-sal

Em 2006, a Petrobras encontra petróleo na camada pré-sal do fundo dos oceanos. As descobertas foram um marco para a indústria de petróleo mundial. Até então, nenhuma outra empresa tinha realizado tal feito.

Autossuficiência

O pré-sal transforma a capacidade de produção de petróleo da Petrobras. Em 2013, a empresa consegue produzir 300 mil barris do óleo por dia. Em 2015, o Brasil já produz mais petróleo do que consumia. Em 2016, a produção da Petrobras atinge a marca de 1 milhão de barris por dia.

Lava Jato

Em 2014, começa a operação Lava Jato. Criada para investigar denúncias de corrupção na estatal, ela converteu-se num dos maiores escândalos jurídicos da história. Perseguiu políticos, como o próprio Lula, e colaborou de forma clandestina com os EUA.

Liberais na Petrobras

Dilma Rousseff é retirada da Presidência. Seu vice, Michel Temer, assume o cargo com uma agenda liberal. Sob sua gestão, foi derrubado o chamado regime de partilha, que garantia à Petrobras o direito de ser a operadora exclusiva de blocos de petróleo do pré-sal. Também é criado o Preço de Paridade de Importação (PPI) dos combustíveis, causando aumentos expressivos da gasolina e diesel.

Privatizações de Bolsonaro

Bolsonaro assume a Presidência em 2019. Ele intensifica políticas de privatizações iniciadas por Temer. Sob Bolsonaro, a Petrobras negocia refinarias, além da BR Distribuidora, campos de petróleo, terminais, gasodutos, termelétricas, usinas eólicas, entre outros. A gasolina e o diesel atingem o maior valor em mais de 20 anos.

Lula de volta

Lula volta à Presidência em 2023, contando com o apoio de petroleiros em sua campanha contra Bolsonaro. O presidente põe fim ao PPI e anuncia a retomada de investimentos da Petrobras, inclusive para produção de energia elétrica por meio do vento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro