Israel registra disparos da Síria em seu território e anuncia ataque de resposta

 Tensão gera alerta para a expansão do conflito entre Israel e Palestina para além de suas fronteiras

Soldados israelenses tomam posições perto da base militar israelense em um posto estratégico na encruzilhada entre Israel, Líbano e Síria, em 10 de outubro de 2023

As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta terça-feira (10) que registraram bombardeios em seu território vindos da Síria e anunciaram ataques de resposta. 

"Há pouco tempo, foram registrados vários disparos da Síria no território israelense, alguns cruzaram o território israelense e provavelmente caíram em áreas abertas", diz o comunicado do Forças de Defesa de Israel. 

Em resposta, Israel afirmou que está disparando morteiros e artilharia contra o território da Síria. Os militares israelenses não forneceram detalhes adicionais e não houve confirmação do lado sírio sobre os supostos bombardeios. 

O alerta para uma nova frente do conflito no Oriente Médio está ligado ao envolvimento do grupo libanês Hezbollah, que é aliado da Síria e do Irã, e também trocou disparos com as forças de Israel na última segunda-feira (9), causando a morte de três combatentes do Hezbollah e um vice-comandante israelense.

A situação no Oriente Médio se agravou no último sábado (7), quando o grupo Hamas realizou um ataque sem precedentes em Israel. Em resposta, as forças israelenses anunciaram um "cerco total" aos palestinos e vêm realizando constantes bombardeios na Faixa de Gaza.

De acordo com informações da ONU, o número de mortes de israelenses como resultado do ataque do Hamas chegou a 900 pessoas. Já a retaliação israelense causou a morte de mais 788 pessoas na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios