Israel registra disparos da Síria em seu território e anuncia ataque de resposta

 Tensão gera alerta para a expansão do conflito entre Israel e Palestina para além de suas fronteiras

Soldados israelenses tomam posições perto da base militar israelense em um posto estratégico na encruzilhada entre Israel, Líbano e Síria, em 10 de outubro de 2023

As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta terça-feira (10) que registraram bombardeios em seu território vindos da Síria e anunciaram ataques de resposta. 

"Há pouco tempo, foram registrados vários disparos da Síria no território israelense, alguns cruzaram o território israelense e provavelmente caíram em áreas abertas", diz o comunicado do Forças de Defesa de Israel. 

Em resposta, Israel afirmou que está disparando morteiros e artilharia contra o território da Síria. Os militares israelenses não forneceram detalhes adicionais e não houve confirmação do lado sírio sobre os supostos bombardeios. 

O alerta para uma nova frente do conflito no Oriente Médio está ligado ao envolvimento do grupo libanês Hezbollah, que é aliado da Síria e do Irã, e também trocou disparos com as forças de Israel na última segunda-feira (9), causando a morte de três combatentes do Hezbollah e um vice-comandante israelense.

A situação no Oriente Médio se agravou no último sábado (7), quando o grupo Hamas realizou um ataque sem precedentes em Israel. Em resposta, as forças israelenses anunciaram um "cerco total" aos palestinos e vêm realizando constantes bombardeios na Faixa de Gaza.

De acordo com informações da ONU, o número de mortes de israelenses como resultado do ataque do Hamas chegou a 900 pessoas. Já a retaliação israelense causou a morte de mais 788 pessoas na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Lula troca comando do Exército treze dias após ataques em Brasília