STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas nesta quinta (17)

 Já são 4 votos favoráveis ao porte de maconha para consumo pessoal; ação está sendo julgada pelo Supremo desde 2015

Relator da ação no STF, Gilmar Mendes é um dos quatro ministros que já votaram pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (17), o julgamento da ação que irá definir se é constitucional ou não criminalizar alguém por portar drogas para consumo próprio. A votação estava paralisada desde 2 de agosto, quando Gilmar Mendes, que é relator do caso, pediu mais tempo para análise.

A apreciação sobre o tema no STF está em andamento desde 2015 e, de lá para cá, a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal já recebeu voto favorável de quatro ministros: Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Este último apresentou seu posicionamento em 2 de agosto. Até o momento, não há votos contrários à descriminalização. 

A ação põe em debate a interpretação do artigo 28 da Lei de Drogas (11.343/2006), que elenca as penas para quem "adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar". 

Moraes defende que o STF defina a quantidade de maconha que distingue o usuário do traficante. Para ele, deve ser considerado "usuário" aquele que portar entre 25 e 60 gramas de maconha.

Durante seu parecer, em 2 de agosto, Moraes citou estudo feito junto à população carcerária de São Paulo que demonstra que os agentes do Estado têm feito uma interpretação arbitrária do artigo 28 da Lei de Drogas. Os dados mostram que a definição do autuado como "usuário" ou "traficante" varia conforme a escolaridade, a cor da pele e a idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou