Maioria da população tem pouca ou nenhuma confiança nas polícias civil e militar, diz pesquisa

 Polícia Federal é a que tem melhor reputação entre as forças policiais, aponta levantamento

Protesto contra a atuação policial na Operação Escudo, no litoral paulista

Mais de metade da população brasileira confia pouco ou nada nas polícias estaduais - civil e militar. É o que revela um levantamento feito pelo Instituto Opinião e divulgado nesta semana pelo site Congresso em Foco.

O levantamento mostrou que 48,9% das pessoas confiam pouco na Polícia Militar, enquanto 15,5% disseram não ter nenhuma confiança. Em relação à Polícia Civil, os índices foram semelhantes: 47,7% confiam pouco; 14,7% não confiam.

A pesquisa foi publicada em um momento de protestos contar a violência policial em diversas partes do país. Nas últimas semanas, dezenas de pessoas foram mortas pela polícia em operações em estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

O resultado do levantamento mostrou ainda um grande equilíbrio entre as parcelas da população em relação aos sentimentos de confiança e temor em relação às polícias civil e militar. Enquanto 45,5% dizem temer mais que confiar nas forças policiais, o grupo que confia mais que teme é de 46,6%.

A Polícia Federal (PF) foi a que teve melhor resultado no levantamento, com 41,3% das pessoas dizendo que "confiam muito" na Força, contra 39,8% que confiam pouco e 12,2% que não confiam.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, segundo investigações, foi utilizada como instrumento político a favor de Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele ocupava a presidência da República, recebeu o voto de confiança de 37,9% dos entrevistados, enquanto 42,1% disseram confiar pouco e 13,6% afirmaram não ter nenhuma confiança.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 16 e 19 de agosto em todo o país. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro, segundo o instituto de pesquisa, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte