Investigação sobre joias recebidas por Bolsonaro vai para o STF

 Investigação está em andamento na Justiça de São Paulo, já que conjunto de joias foi apreendido em Guarulhos

Bolsonaro não reagiu imediatamente ao julgamento do TSE que retirou seus direitos políticos até as eleições de 2030 - Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai assumir as investigações relativas ao caso das joias recebidas por Jair Bolsonaro (PL) enquanto ocupava a presidência da República. O caso estava nas mãos da Justiça Federal em São Paulo, mas mudaram de mãos a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O pedido do MPF foi formalizado na última sexta-feira (11), dia em que a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados relativos ao caso. Apesar de os mandados terem sido autorizados pelo Supremo, com assinatura do ministro Alexandre de Moraes, eles faziam parte de outro inquérito, o que apura a atuação de possível milícia digital que atentava contra a democracia no Brasil.

"O MPF solicitou o envio dos casos ao STF, uma vez que as investigações em andamento na Corte abarcam os fatos sob apuração em SP", disse o Ministério Público em nota para justificar a solicitação.

O caso estava sob responsabilidade da Justiça de São Paulo após a PF e o MPF em Guarulhos terem dado início, em março deste ano, a investigações sobre a entrada ilegal de joias da Arábia Saudita em 2021, nas bagagens de integrantes de uma comitiva do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O grupo chegou ao país em voo que pousou no aeroporto internacional de São Paulo, que fica em Guarulhos.

O conjunto de joias ficou retido pela Receita Federal por mais de um ano. O material, que estava na mochila de um militar que assessorava Albuquerque, foi avaliado em mais de R$ 5 milhões. Entre as peças estavam um colar, um par de brincos, um anel e um relógio, que seriam destinados à ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

A Receita acionou o MPF em março deste ano, e afirmou, na ocasião, que o então governo não havia cumprido os procedimentos necessários para encaminhar as peças ao patrimônio da União - o que deve ser feito em caso de presentes recebidos por presidentes da República no exercício do cargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios