Datafolha divulga pesquisa sobre sonhos, medos, gostos e como votam os jovens

 Instituto fez levantamento específico, ouvindo jovens de 15 a 29 anos, em 12 capitais, para identificar percepções e preferências eleitorais

Juventude
Idade média do brasileira está aumentando, mas jovens ainda são 44% da população, ou mais de 93 milhões

O instituto Datafolha divulga duas pesquisas nesta semana e a primeira, nesta quarta-feira (27), traz resultados de entrevistas feitas especificamente com jovens de 15 a 29 anos – mil deles – em 12 capitais. Desta vez, o objetivo é saber sonhos, medos e gostos culturais desse público, além da preferência eleitoral para este ano. As entrevistas foram feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

A idade média da população brasileira tem aumentado. Mas os jovens ainda representam 44% do total, ou 93 milhões de pessoas, segundo a estimativa mais recente do IBGE. No caso do eleitorado, a faixa escolhida pelo Datafolha abrange aproximadamente um quarto dos aptos a votar em outubro, que somam 156 milhões, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O TSE não tem dados específicos até 29 anos. São 814.372 eleitores com 16 anos, 1.300.574 com 17, 7.024.963 de 18 a 20, 12.282.141 de 21 a 24 e 31.343.785 de 25 a 34 anos.

Trabalho, estudo, aborto, sexo

Logo no início, a Datafolha perguntou sobre qual é o “maior medo” do entrevistado. Em seguida, qual o “maior sonho”. Na sequência, vêm as questões eleitorais – voto espontâneo e estimulado (com indicação de nomes). Os entrevistadores perguntaram também sobre rejeição e quanto a eventual segundo turno para a disputa pela Presidência da República. Outro item é de avaliação do atual governo.

Além disso, o Datafolha pretende medir o grau de interesse do jovem por política, meio ambiente, economia, tecnologia, moda e consumo e esportes, além de celebridades e entretenimento. O instituto pergunta também sobre a importância do estudo e do trabalho. Depois, quer saber o tipo de música preferida do entrevistado – são listados 28 estilos. A pesquisa inclui ainda questões mais polêmicas, como direito ao aborto, pena de morte e casamento entre pessoas do mesmo sexo. E procura detalhar dados pessoais como religião e orientação sexual, entre outros.

Nova pesquisa eleitoral

A outra pesquisa Datafolha, com divulgação prevista para amanhã (28), será para detectar as intenções de voto da população no pleito de outubro. O levantamento tem amostra de 2.556 entrevistados. Segundo o instituto, eles foram ou estão sendo ouvidos em 183 municípios de 26 das 27 unidades da federação. A exceção é Roraima.

No levantamento anterior, divulgado em 23 de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 47% das intenções de voto. O atual, Jair Bolsonaro (PL), aparecia com 28%. Depois vinham Ciro Gomes (PDT), com 8%, André Janones (Avante), com 2%, e Simone Tebet (MDB), com 1%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

Baianão 2022: Em 'jogo de seis pontos', Vitória e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Barradão

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Estaduais 2022: no Piauiense, Flamengo perde novamente e está na lanterna. Confira

Série A: Juventude vence Bragantino e complica o Bahia. Fla vence Ceará e adia título do Galo. De olho na Libertadores, América-MG vence Chape. Cuiabá perde para o Palmeiras e continua correndo riscos