OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde mundial

 Diretor-geral Tedros Adhanom declarou que risco na Europa já é alto e que espera que decisão de hoje leve a mais investimentos no controle do surto e transmissão da doença

tedros variola macacos
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom emite alerta mundial para a varíola dos macacos, doença que provoca erupções na pele e já causou 5 mortes

Organização Mundial da Saúde (OMS) ativou seu nível mais alto de alerta neste sábado (23) para tentar conter o surto de varíola dos macacos, que já afetou quase 17 mil pessoas em 75 países, anunciou seu diretor-geral Tedros Adhanom. “Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse o médico, em entrevista coletiva.

Ele explicou que o comitê de especialistas não conseguiu chegar a um consenso e permaneceu dividido sobre a necessidade do nível mais alto de alerta. Em última instância, a decisão cabe ao diretor-geral.

Tedros afirmou também que, por enquanto, o risco de uma pandemia como a de covid-19 no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde já é alto. “É um apelo à ação, mas não é o primeiro”, disse Mike Ryan, chefe de emergências da OMS, que espera que o alerta leve a uma ação coletiva contra a doença.

Desde o início de maio, quando foi detectada pela primeira vez fora dos países africanos onde é endêmica, a doença afetou mais de 16.836 pessoas em 74 países, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Em crescimento

Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto continuou a crescer e agora, além dos casos relatados, há o registro de ao menos cinco mortes, disse o diretor-geral.

Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão. No entanto, a decisão da OMS precisa levar os países a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.

Segundo o diretor-geral, somente metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos tem acesso garantido às vacinas.

Por sua vez, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, alertou que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios